21 de junho de 2010

O lugar onde vivo

Vila Ede é um bairro que fica na zona norte da cidade de São Paulo. Ele, como quase todos os outros, é composto por várias casas, apartamentos, e padarias, e supermercados, e lojinhas de pipa e lojinhas de 'um real'. Composto por várias pessoas dos mais variados tipos:estudantes, crianças, trabalhadores, homens, mulheres, avôs e avós. Os avôs e avós têm o costume de ir à Paróquia aqui perto aos domingos, e os meninos, de frequentar a quadra de futebol ali da esquina.
Essa paróquia há muito tempo era uma Capela, e a quadra nem existia. Nesse tempo, a Vila Ede era uma fazenda, que só tinha a tal Capela e algumas casas. Talvez a vó dos avós de hoje, que costumam ir às missas, morasse numa dessas casas.
Uma delas pertencia à família Tressino. Os membros da família Tressino eram donos de uma fornalha de fazer tijolos, e tiveram um papel muito importante na história do bairro. Eles foram os primeiros a asfaltar a Avenida Ede com paralelepípedos! Só a partir daí é que a Prefeitura levou a placa da Avenida, vejam só. E saibam também que o chão dessa avenida foi o primeiro campo de um menino sonhador. Sonhador porque seu sonho era ser jogador de futebol.
Foi na rua mesmo, no bairro Vila Ede, (esse que fica na zona norte de São Paulo) que o menino Dener jogou suas primeiras partidas de futebol. Foi aqui onde ele cresceu e acreditou no seu sonho.
Talvez se a família Tressino não tivesse asfaltado o bairro com paralelepípedos e o menino Dener não tivesse acreditado em seu sonho jogando futebol nesse asfalto, nada disso teria acontecido. E se as famílias que moravam nas casas da fazenda não tivessem conhecido outras famílias para formar outras novas famílias, hoje não existisse tantas pessoas, e crianças, e homens e mulheres e avôs e avós que vão às missas aos domingos aqui na Paróquia; e eu também não poderia comprar pão na padaria, e morar nessa casa, e comprar pipas na loja que vende pipa ou um espremedor de limão na lojinha de um real.
Só fico triste porque hoje se o Luquinha, meu vizinho, quiser ser jogador de futebol, não vai poder deixar a marca do seu sonho no asfalto aqui da rua, porque moramos num bairro da zona norte em São Paulo, uma cidade muito violenta que não deixa mais criança brincar na rua. E é por isso que o Luquinha aqui do lado tem que sonhar mesmo, e lutar pra conquistar seu sonho. Pois assim de alguma forma, lá no futuro, ele vai poder fazer algo pra mudar a realidade de um lugar perigoso para um lugar cheio de cor e esperança, onde as crianças vão poder descobrir sim seus sonhos e talentos na frente de casa, brincando com os amiguinhos.

2 comentários:

  1. Juntado poesia e informação, essa menina se supera. Belo texto. Quando tiver um tempo livre, se tiver, passa lá. http://sobreavidaeotempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso porque, na verdade, essa é uma redação pra escola... muito obrigada, Lubridium! *.*

    ResponderExcluir